Sociedade Ordo Templi Orientis no Brasil®




NAVIGATION


 

 

 

Esclarecimentos Preliminares

 

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.

Uma Loja da O.T.O. tem que ser aberta por iniciativa dos interessados. As Lojas funcionam como clubes sociais, mas não pagam impostos, sendo filiais de uma organização para fins não lucrativos. A mensalidade normal é cinco por cento da renda bruta de cada membro. Este dinheiro arrecadado deve cobrir o funcionamento normal da Loja. De três em três meses, trinta por cento da arrecadação são enviados à Diretoria, para serem utilizados em assuntos de interesse da Sociedade como um todo. Desse dinheiro arrecadado pela Diretoria, dez por cento são enviados à Supervisão Geral, que pode dispor deles como lhe aprouver. Das outras importâncias em dinheiro a Diretoria tem que prestar aos membros uma vez por ano, por intermédio dos Mestres (ou Mestras) de Loja.

Enfatizamos que os cinco por cento da renda de cada um (ou cada uma) são contados a partir da RENDA BRUTA. Qualquer pessoa que sonegue parte de sua contribuição à sua Loja, é expulsa da Sociedade sem qualquer possibilidade de reintegração.

Se bem que qualquer Loja pode funcionar no I° durante anos em propriedade alugada ou emprestada, qualquer Loja só é promovida ao II° quando já tiver funcionado pelo menos doze meses em suas próprias instalações. Note-se que tais instalações são legalmente propriedade da Sociedade, já que a Loja funciona sob autorização da Sociedade, como filial desta. Este fato está cuidadosamente estabelecido nas Cartas Patentes de Mestre (ou Mestra) e de Membro (ou Membra), e levanta as seguintes reflexões:

1. É evidente que com cinco por cento da renda de cada um apenas, nenhuma Loja vai funcionar em premissas próprias, a não ser que um dos membros seja extremamente afluente ou que donativos sejam feitos pelos membros além e acima da mensalidade média; ou então, após anos e anos de funcionamento apenas no I°. Também é evidente que muitos membros levantarão a objeção a donativos, ou mesmo ao processo todo, de que eles simplesmente estão aumentando a riqueza da Sociedade, e não a deles, pertencendo à Loja. Tal fato é óbvio e irrespondível. O que é pior: a Sociedade não oferece nem "milagres" nem "poderes" para ajudar os membros a fundarem sua Loja. Devemos porém lembrar aos interessados que foi desta exata forma que as religiões vigentes adquiriram o seu poderio político e social malsão. A única diferença entre tais cultos e nós é que não procuramos engambelar os "crentes" com lendas maliciosas ou irresponsáveis. A nossa finalidade é promover a criação e manutenção de novas atitudes sociais. O propósito da O.T.O. é espalhar um fenômeno sociológico, treinando seus membros a existir de acordo com a Lei de Télema. Não prometemos sequer que isto será mais desejável do que o que se vê por aí afora no momento. Teoricamente, achamos que será uma melhoria incrível; mas qualquer teoria tem que ser comprovada pela prática, e esta leva — no caso de fenômenos sociológicos — décadas para se manifestar. Quem entrar para uma Loja da O.T.O. em sua juventude pode ficar velho (ou velha) antes de ver os resultados do trabalho da sua Loja — e pode não gostar dos resultados quando os ver. Estamos realizando um experimento científico inédito na história da humanidade, e não podemos oferecer garantias prévias, porque não somos charlatães milagreiros.

2. Se bem que qualquer pessoa que consiga passar pelas Ordálias do I°, possa ingressar numa Loja e funcionar como membra do I° durante o resto da sua vida (contanto que pague pontualmente e corretamente a mensalidade e não contrarie os princípios de LIBER OZ), para passar ao II° novas condições têm que ser satisfeitas. E assim por diante. Portanto, quem ingressa apenas para nos espionar está perdendo seu tempo e seu dinheiro. É nossa intenção fazer com que as pessoas ponham seu capital e seus atos onde suas palavras estão.

É claro que muita gente pode achar que as condições acima delineadas são irracionais, escandalosas, tirânicas, "fascistas" (o termo da moda), etc. etc. Pois neste caso, não precisam se ligar a nós. O que não toleramos nem admitimos é que nos venham ditar regras e condições para pertencerem à nossa Sociedade. Nós impomos as regras e condições. Ninguém é obrigado a pertencer, mas quem pertence tem que cumprir sua palavra. Nossas Cartas Patentes são contratos sociais estabelecidos totalmente de acordo com a lei de cada país onde funcionamos, e são obrigações para adultos, não para crianças ou irresponsáveis.

Um número mínimo de cinco pessoas é necessário para se fundar uma Loja. Enquanto não houver um tal número, interessados têm que se esforçar por aumentá-lo, cada qual de acordo com suas próprias luzes. Se o seu interesse na Sociedade persistir além da leitura destes esclarecimentos preliminares, é favor notificar-nos formalmente.

Amor é a lei, amor sob vontade.

 

Sociedade Ordo Templi Orientis no Brasil

 Caixa Postal 643

14001-970 Ribeirão Preto SP

socotonobrasil@socotonobrasil.org.br  

 

Textos Básicos Sobre a O.T.O.    página principal

 

 



O.T.O© 2010